quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A epstemologia

Temo ser simplista, mas sobretudo, acredito que buscar com zelo os melhores dons é o suprasumo sinal do equilibrio, pois se buscamos, devemos fazer isso com zelo, e ninguem se espera em alguma coisa a menos que tenha realmente profunda razão para fazê-lo.

Deste modo a pedidos de amigos e acólitos nesse suplício de Cristo e de remanescentes do puro nardo do evangelho, abro esse blog para aqui compartilhar experiencias, sofrimentos, realismo, crença, dúvidas, certezas e sobre tudo o ANSEIO DE DESCOBRIR A VERDADE.

Isto posto, me sobreveio uma duvida; O que é a verdade? Existem tres tipos dela em nossa congnição. Se considerando em ordem piramidal e sem desmerecer a importancia sobre as outras, poderiamos começar pela verdade no;

Nivel Grego - Os gregos eram zelosos pela essencia das coisas, um dos protagonistas do apogeu da ciencia foi Aristóteles. Esse homem se esmerava em fazer com que o Comandante do exercito soubesse que não detinha tanto poder como achava, que o mendigo não era tao miserável como achava se encontrar, o inculto nao era táo óbvio como se sentia e etc.

Nível Romano - Os romanos possuiam um dos maiores exercitos que a terra ja conheceu, por meio da força acreditava-se que tudo se conseguia, e unindo-se ao FATO, como ocorreu na época de Jesus, Os romanos diziam - Ele é traidor? Que seja morto.

Nível hebraico - Um dia alguém disse; Eiamos e fujamos para o deserto, Deus nos disse que ha para aqueles lados onde ele mandar uma terra que mana leite e mel! Ou em uma dessas pequenas igrejas num morro carioca, com ajuntamentos de barro e lajotas, onde uma voz ecoa incansável por tras de um terno quase sem cor; VENHAM SÓ JESUS PODE DAR A VIDA ETERNA! os hebreus acreditavam que a verdade é o que ESTAVA POR VIR.


Haja vista que na vida é preciso refletir e praticar nessas vertentes em toda e qualquer situacáo para viver intensamente, as vezes é preciso parar e desejar a essencias das coisas, outrora é preciso dar importancia sobeja aos fatos e sobretudo, CRER QUE COISAS virão, se boas ou más, depende da semente que plantamos.

Mas isso ja é assunto para outra postagem (risos), espero que seja interessante para voce leitor, perder tempo na simplescidade das minhas palavras, talvez seja lucro em suas complexibilidades diárias. Ficarei tomado de alegria por sua visita.


Deus abençoe a voce e sua familia!

Um comentário:

  1. Você me faz sentir vergonha de assinar meu nome... comeu um dicionário quando criança? Já sei... a sopa de letrinhas fez efeito pra você. Afinal, alguém tinha que ser bom em alguma coisa né... rs

    Um abraço meu caro irmão

    ResponderExcluir