quarta-feira, 11 de março de 2009

QUAL É O LIMITE?


“O rei acertará as contas com seus servos”. Alguns ficaram apreensivos, outros foram atrás de parentes a fim de conseguir dinheiro emprestado... Até que o dia chegou.Levaram na presença do rei um homem que devia cem mil reais, mas não podia pagar. O rei então ordenou que sua família e seus bens fossem vendidos para quitar a dívida.


Um desespero tomou conta do homem. Pensou em seus filhos trabalhando como escravos, sua esposa nas mãos sabe-se lá de quem, sua casa de praia sendo vendida, seus móveis numa loja de usados...O homem caiu de joelhos diante do rei, implorando: “Meu senhor, tenha paciência comigo, eu vou te pagar! Sabe como é, os negócios não vão bem.


Além disso, meu filho mais novo ficou doente mês passado, eu tive que gastar muito com remédios e... Bem, eu realmente não tenho esse dinheiro. Mas se o senhor esperar, eu pagarei”.O rei não fez isso apenas, ele cancelou a dívida do homem e o deixou ir embora. O homem saiu dali satisfeito, ajeitando o paletó. Não iria perder nada e nem precisaria se preocupar mais com a dívida.Voltando para casa, encontrou um de seus empregados que lhe devia cem reais.


Não pensou duas vezes, foi até o empregado, segurou-o pelo pescoço e sufocando-lhe disse: “Anda seu infeliz, vai me pagar ou não?”. E o pobre coitado começou a falar: “Calma mano é que...” Mas sentindo a mão lhe apertando ainda mais a garganta: “Er... Desculpe, senhor... Eu não tenho o dinheiro agora, tenha paciência. Veja, semana que vem eu vou fazer um serviço e...”. Mas o homem não quis ouvir. Jogou o empregado na prisão até que lhe pagasse.


Porém os amigos desse empregado viram tudo e ficaram tristes e indignados. Resolveram contar ao rei o acontecido. O rei mandou chamarem o homem. E a caminho do palácio ele pensava: “Putz, que será que ele quer agora? Ah, talvez tenha ficado com tanta dó de mim que resolveu me dar uma graninha também”. Mas chegando lá encontrou o rei muito sério, que lhe disse: “Quem você pensa que é? Vem aqui, me implora por sua dívida e eu a cancelo. Sai, encontra alguém que te deve e quase o mata para que lhe pague? Você não deveria fazer o mesmo que fiz por você?”.



O homem não soube o que dizer. Engoliu seco, pois já imaginava quais seriam as conseqüências. O rei colocou homens para persegui-lo e ameaçá-lo até que ele pagasse toda a dívida.







Nos textos passados falamos sobre a importáncia de um convívio saudável entre as pessoas, as causas, as contraposições e seus efeitos. Pensando ainda sobre isso, li essa história onde Jesus ensinava sobre a importãncia do ELO, do remédio pra essa ferida sem fim da doença que corroi os homens. O PERDÃO. Por meio dele que se estabelecem acordos, poupa-se vidas, libertam-se presos, cura-se doentes, une-se povos, faz reinar a paz e a elucidação do bom senso sobre a terra dos burros pensantes.


Isto posto, Jesus ensinou que não á limite para perdoar, se sete, setenta vezes sete, oitenta vezes duzentos e vinte e oito... Enfim, QUAL É O LIMITE ENTÃO PARA ERRAR? Nas escolhas, nos pecados ocultos, no egoísmo, no unilateralismo gospel, nas emoções, no amor, nas conquistas...


Não falo de errar para com Deus, onde quase ninguém teme como deve, porque nao se vê com os olhos. Falo de erros cometidos várias vezes contra aquele que voce declara como família, como irmão. Até onde sua arrogãncia matinal pode ir com seus funcionários? Seu prepontentismo emocional, seus julgamentos sobre seus liderados?


Novamente eu repito, colha-se mosquitos e egolem os camelos. Vejo muitas pessoas brigarem consigo mesmas, se enfurnando numa chibata existencial porque por um momento contemplaram sua arrogãncia. Mas sera preciso todas as vezes que Deus, sua religiao, seus princípios mostrem isso. Quantas pessoas pagaram pela sua "fraqueza". Ninguém é mais menino, ainda que convertido a uma religião, nao nasceu naquele dia. Somos cobrados por aquilo que ja foi transformado em nós. Uma pequena luz que seja, é suficiente para minar a escuridão.


Pense nisso, assim como o ventilador do meu teto, voce não pode mudar de direção de uma hora a outra, por isso, REFLITA - PARE - RESPIRE. Seja mais sincero consigo mesmo, e mude internamente, debata consigo mesmo sobre suas atitudes, mas sem flagelar-se, por pode caminhar a auto-piedade, que ja é outra vaidade. Venca a voce mesmo. E seja uma pessoa melhor, nao só para Deus, para vencer o diabo, para vencer a si mesmo. NÃO!


MAS, PRA DORMIR MELHOR.





Forte abraço à voces!

Nenhum comentário:

Postar um comentário