quarta-feira, 29 de abril de 2009

ALIENAÇÃO


Capaz de ameaçar o trabalho e a consciência humana desde seus primórdios, a alienação afeta principalmente o homem do mundo moderno, em que as relações sociais se tornam cada vez mais determinadas por seu aspecto mercantil ou econômico-financeiro.


Alienação é a condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra portanto uma dimensão objetiva -- a realidade alienante -- e a uma dimensão subjetiva -- o sentimento do sujeito privado de algo que lhe é próprio.


O conceito de alienação é comum a vários domínios do saber. Em psicologia e psiquiatria, fala-se de alienação para designar o estado mental da pessoa cuja ligação com o mundo circundante está enfraquecida. Em antropologia, a alienação é o estado de um povo forçado a abandonar seus valores culturais para assumir os do colonizador.


Em sociologia e comunicação, discute-se a alienação que a publicidade e os meios de comunicação suscitam, dirigindo a vontade das massas, criando necessidades de consumo artificiais e desviando o interesse das pessoas para atividades passivas e não participativas.
Em filosofia política, fala-se de alienação para designar a condição do trabalhador que, à semelhança de uma peça de engrenagem, integra a estrutura de uma unidade de produção sem ter nenhum poder de decisão sobre sua própria atividade nem direitos sobre o que produz.


Transcendendo o âmbito da produção, a alienação se estende às decisões políticas sobre o destino da sociedade, das quais as grandes massas permanecem alijadas, e mesmo ao âmbito das vontades individuais, orientadas pela publicidade e pelos meios de comunicação de massas.


Visto que, a famosa e de corriqueiro simplismo em definição chamada (Globalização) elucida a idéia contrária a essa proposta. Lamentavelmente se conclui No enfado do “muito saber” ou do “pouco saber” a residência original da alienação. Haja vista que todo instante inicia-se uma “moda” nova, seja em que âmbito for tecnologia, vestuário, religião e etc.



O EQUILÍBRIO


O sentimento de moderação, personalidade, conceitos pré ou formados sujeitos às alterações mediante o bom senso, talvez seja um elixir para a proteção contra essa mal chamada alienação. Há um escrito religioso que diz “NÃO É BOM QUE O HOMEM VIVA SÓ...” Conseqüentemente se refere a vida conjugal, haja vista se considerarmos de modo geral, existe a necessidade da vida em grupo, no exercício da sabedoria que nesse aspecto representa a “capacidade de compartilhar” experiências, conhecimento, a vida de modo geral no tocante a convivência, professando opiniões, crenças e etc.


A FULGA


Nas colocações acima, dizemos que o equilíbrio pode ser um “elixir”. Não é o segredo propriamente dito, pois ainda que o indivíduo ande em grupo, comunidade, corre o risco deste “grupo” se alienar, ocorre muito no âmbito religioso, professam a fé baseada em seus conceitos, suas expectativas, e torna-se fanático se por desventura outro indivíduo ou comunidade não se adaptarem a determinada visão.


A CONCLUSÃO


Entretanto, conclui-se que, mediante as observações ainda que simplistas acima, o homem precisa criar pontos de contato. O que representa isso? É notório que não se pode permanecer o mesmo sempre, e muito menos engessar as coisas a sua volta, logo, não se vive em comunidade para sempre, quando se existe uma dominação carismática, por exemplo, “Você é aceitou ou aceita até quando é satisfeito ou satisfaz uma expectativa”. Comumente é desfeita a parceria, ou divisão. E através dessa dissolução é refeita outra célula com Idéias aprimoradas, evolucionárias ou revolucionárias.



Sobretudo, a alienação sempre perseguirá o homem, pois o mesmo a cria em larga escala.




Nenhum comentário:

Postar um comentário