sábado, 28 de fevereiro de 2009

A VALIDADE DE UMA AMIZADE.



Estive pensando...




Fernando Pessoa escreveu em uma de suas cartas que as relações humanas se formam por CICLOS. Seu inicio e fim são inevitáveis. Me fez pensar na validade de uma amizade. Quanto tempo pode durar hoje uma cumplicidade? Em quantos níveis elas existem? Colegas? ... de trabalho? ... da igreja? ... do clube e etc.


Quando era mais moço, tinha um amigo que ganhou uma coleção de carrinhos americanos e moravava num quintal de tamanho invejável. Todos podiam dizer que era exatamente por isso que eu era amigo dele. Talvez! NÃO! Não sempre... (risos). Gostava da amizade dele, lembro que por ter origem de Interior do País, não sabia falar algumas palavras corretamente, eu o ensinei as poucas que achava que sabia.


Enfim, o que desejo dizer é que os "eventos" ou " causas" fazem parte dessa relação milenar chamada "amizade". Entretanto, o que se mostra inegável é o fato que a HONRA dessas "alianças" se posta em cheque. Isto posto não generaliso. Ainda existem aqueles que perdem noites ao lado do leito de um hospital por ele ou por ela. Mesmo que tenha que trabalhar no outro dia de manhã cedo, acredite, aqueles sofas são por demais desconfortáveise quando o ar condicionado quer gelar, não há quem o impeça. "risos".


Isto posto, estive lembrando da amizade que houve entre Jônatas e Davi (O assasino bonzinho do gigante malvado) - fonte -Biblia -Livros de Samuel. Deixa-me explicar resumidamente, Davi era o genro indesejado por Saul, Pai de Jônatas que por sua vez era cunhado de Davi. Jônatas teve um filho chamado MEFIBOSETE. Na perseguição dos inimigos de Isarel, Mefibosete caiu da carruajem enquanto fujiam pelos muros de Jerusalem, Nesse episódio Jonatas havia sido morto. e Davi mais tarde havia se tornado REI DE JERUSALEM.


ANOS MAIS TARDE - pela honra que Davi propiciava a Jonatas, mandou buscar Mefibosete, este ja coxo, abandonado nas periferias de Jerusalém, e mandou que fosse servido um banquete e bla bla bla. Ou seja, HAVIA HONRA nessa amizade, porque ela se extendeu alem dos "EVENTOS".


Tenho amigos que é só serem requisitados para um congresso, um ministerio, um emprego melhor, que somem, e quando voce liga, dizem que VOCE SUMIU. Não se pode esperar muito das pessoas, o que me chateia é que espero o que planto, mas nem sempre consigo colher. Enfim, não se pode ter tudo. Sobretudo, lendo essas baboseiras, valorizem suas amizades, mandem cartas, emails, scraaps, O homem não pode viver longe de seus próximos. Geralmente começamos a entender a vida no seu fim, e tornamos por MANDAMENTO a máxima de "DAR VALOR QUANDO SE PERDE". Mas não é, nunca foi, e nunca será.







Forte abraço aos meus amigos. Me perdoe pela desconjuntura das palavras e a simplescidade das mesmas, nao quero dizer muita coisa ultimamente e Graças a Deus por isso rs.

Um comentário:

  1. Tem uma musiquinha do Cantor Cristão que diz assim:

    "Em Jesus amigo temos, mais chegado que um irmão (...) Se este mundo nos despreza, em Seus braços nos acolhe e nos dá consolação."

    Ele sempre foi o melhor exemplo. Sempre foi o tipo de amigo que parece gostar muito de arrependimento.

    - Filinho, sou teu amigo.
    - Obrigado Jesus!
    (depois de 2 meses)
    - Jesus, fui pro mundo me ferrei.
    - Aqui, filinho, deite em meu braços.


    Comentário carnal: Haja saco!

    Conclusão basal: Ser o amigo ideal também é uma virtude divina.

    ResponderExcluir